INFORMAÇÕES TÉCNICAS

A FênixNet é uma empresa de inovação, buscando tecnologia para um cultivo protegido. Parte do princípio de que a agricultura tem que ser inteligente, com indivíduos saudáveis, pensada e planejada. A startup trabalha não só com a barreira física do agrotêxtil, mas também com a solução agronômica, diminuindo o custo de água, fertilizantes, agrotóxicos e permitindo um adensamento maior de plantas, com aproveitamento melhor dos espaços cultivados.

O foco inicial da empresa foi o tomate, por conta da traça, que leva os produtores a desistirem desse cultivo. Porém, a pesquisa prosseguiu e ótimos resultados também foram alcançados com outras culturas. A FênixNet traz uma solução sustentável contra pragas que dizimam a horticultura, a destacar a traça-do-tomateiro (Tuta Absoluta). A traça-do-tomateiro está espalhada, hoje, por todos os continentes e já atingiu do Nordeste ao Sul do País. Com o tempo, as altas cargas de defensivos agrícolas vêm se tornando cada vez menos eficazes contra a praga, que estava praticamente sem controle e exigia novas estratégias de cultivo.
Além disso, eleva os índices de produção. A startup do setor agronômico oferece uma opção de cultivo protegido, com o uso da manta agrotêxtil e toda uma tecnologia desenvolvida para o seu funcionamento em solos diversos e condições climáticas distintas existentes no Brasil.
Do ponto de vista social, a FênixNet torna o cultivo responsável e sustentável, com maior segurança para a fauna e o homem do campo e com um produto final de melhor qualidade para o consumidor.
A tecnologia de aplicação da manta agrotêxtil da FênixNet, em micro ou macrotúneis, impede o ataque de insetos que causam danos mecânicos para a lavoura, a exemplo dos mastigadores como a mosca-branca (Bemisia tabaci), tripés (Thysanoptera), o pulgão (afídeos), os besouros (coleópteros), traça-do-tomateiro (Tuta absoluta), homópteros, psilídeos, ácaros, dípteros e lepdópteros. A técnica tem alta eficácia contra estes fatores bióticos, diminuindo a quase zero a contaminação por vírus. Por consequência, reduz as pragas na lavoura.
A manta agrotêxtil não trata-se apenas de um TNT (Tecido não tecido), e sim, um produto desenvolvido especialmente com aditivos adequados para cada tipo de clima e solo. A manta tem vasta aplicação, que unida ao conhecimento e estudo técnico de um consultor especializado vem a trazer soluções ao plantio.
Vale ressaltar que a aplicabilidade do agrotêxtil na agricultura não é uma novidade no mundo. Na Europa, ele é usado nas culturas para aquecer a planta. No Brasil, por suas condições climáticas, a FênixNet desenvolveu uma tecnologia de aplicação para cada situação.
Todo o processo tecnológico administrado pela FênixNet é viabilizado com base nas condições de clima, solo, luminosidade e outros fatores locais. A empresa garante uma técnica apropriada de aplicação do agrotêxtil para diversas culturas, com variáveis distintas. A aplicação do produto inadequado, sem tecnologia e sem acompanhamento podem trazer resultados insatisfatórios e causar prejuízo. E é por este motivo que estamos aqui para servir e trazer benefícios.

 

Além de proteger a plantação, pois é uma barreira física contra todos os insetos, o agrotêxtil aplicado pela FênixNet proporciona um microclima que garante um acúmulo de carbono. Abaixo dos túneis, a planta consegue absorver mais rápido o gás carbônico, o que resulta em uma elevada produção, bem superior à do plantio por métodos convencionais.
A técnica garante ainda uma diminuição de 50% a 70% do uso da quantidade de água na lavoura, a depender da modalidade de aplicação da manta, e uma redução grande no emprego de defensivos agrícolas, chegando a até menos 94% em algumas culturas. Estes fatores a tornam biorracional, pois é reciclável e não poluente, reduz os índices de toxidade dos produtos a patamares menores que os aceitáveis e permite um aproveitamento melhor dos recursos naturais.
Vale ressaltar que a FênixNet também tem tecnologia para aplicação da manta agrotêxtil em agricultura orgânica, elevando significativamente a produção.
Sediada hoje em São José dos Pinhais-PR, a FênixNet envia material para todo o Brasil.